domingo, 14 de julho de 2013

AGUSTO CURY E A DEPRESSÃO



Na visão de Augusto Cury, a depressão não é apenas uma tristeza, mas sim uma doença. Para Cury as pessoas que adquirem essa doença são geralmente aquelas hipersensíveis, isto é, aquelas que se preocupam excessivamente com problemas e com as outras pessoas, as que se sentem ofendidas facilmente e aquelas que se deixam levar somente pela emoção e pouco usam a razão. Este é um ponto crucial no que tange a depressão. O sentimento a "flor da pele", ou seja, a pessoa muito sensível, acaba sofrendo sem razão. 
Na visão de Augusto Cury, sobre a depressão, ele argumenta que essa doença tem cura e o passo principal para a cura da depressão é gerenciar a emoção:
                            
                                 5ª LEI: GERENCIAR A EMOÇÃO
O maior carrasco do homem é ele mesmo, e o mais injusto dos homens é aquele que não reconhece isso...
 Gerenciar a emoção é capacitar o eu, que representa a vontade consciente, para administrar a energia emocional da dor. É expandir a energia do amor, da satisfação, da paz interior. É destruir as algemas da ansiedade, do medo, da insegurança. É libertar-se do cárcere da emoção.
 Gerenciar a emoção é o alicerce de uma vida encantadora. É construir dias felizes, mesmo nos períodos de tristeza. É resgatar o sentido da vida, mesmo nas contrariedades. Não há dois senhores: ou você domina a energia emocional ainda que parcialmente, ou ela o dominará. 
(CURY 2003, p. 19)


REFEÊNCIAS

Cury, Augusto Jorge
Dez leis para ser feliz : ferramentas para se apaixonar pela
vida/Augusto Cury. – Rio de Janeiro: Sextante, 2003



Um comentário:

  1. por isso digo vomos ser sequidores dec JESUS gente, ser hipersensiveis e bom demais pessaol .logico que se usarmos esse sensor para absorver coisas negativas ai é só depressão e morte ao contrario disso é vida e vida e ambonância.

    ResponderExcluir